Diretor de instituição educacional pública (CBO 1313-10): Imagine alguém que não apenas coordena a rotina de uma escola, mas também é o arquiteto de seu futuro. Essa pessoa é o diretor de instituição educacional pública, alguém que precisa ter um diploma de ensino superior e mais de cinco anos de experiência profissional para poder desempenhar suas funções com maestria. Esses profissionais planejam e avaliam atividades educacionais, coordenam tarefas administrativas e pedagógicas, e ainda gerenciam recursos financeiros. Eles trabalham em equipe e, embora possam enfrentar situações de pressão e estresse, são fundamentais para o bom funcionamento de uma escola. Suas atividades ocorrem em ambientes fechados, durante períodos diurnos e noturnos, e eles são a ponte entre a comunidade, o setor público e a própria instituição de ensino.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 2,831 profissionais que atuam como Diretor de instituição educacional pública, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,322.89 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,233.79, enquanto a mediana fica em R$ 4,322.89, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,941.91. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,986.35, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos diretores de escolas públicas em Minas Gerais oscila entre níveis que podem ser considerados baixos a confortáveis no contexto brasileiro. Embora a maioria esteja na faixa de salários que proporciona uma qualidade de vida razoável, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e habilidades adicionais, é possível alcançar remunerações mais elevadas, melhorando a situação financeira e a satisfação profissional.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para diretores de instituições educacionais públicas em Minas Gerais subiu para 24, um aumento significativo de 19 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de apenas 5. Essa melhoria reflete uma clara tendência de expansão no setor público educacional, sinalizando possíveis investimentos e políticas que buscam fortalecer a gestão escolar.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são variados, mas destacam-se as atividades de associações de defesa de direitos sociais, com 10 novos postos, e a educação infantil, especialmente creches, que adicionou 7 vagas. Além disso, setores como o comércio varejista de materiais de construção e o ensino fundamental também contribuíram, embora em menor escala, com 2 vagas cada. Atividades associativas não especificadas anteriormente igualaram esse número, somando mais 2 contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.