Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Belo Horizonte (MG), foram levantados 1,354 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,076.37 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,797.56, enquanto a mediana fica em R$ 4,076.37, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,390.25. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,868.00, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Belo Horizonte (MG) têm uma remuneração que, embora não seja vista como alta, proporciona uma qualidade de vida decente, situada acima da faixa de salários baixos no Brasil. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades à medida que ganham experiência e habilidades. Essa perspectiva de progresso pode ser encorajadora para quem está entrando na carreira.
Em Belo Horizonte, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil tem mostrado sinais de aquecimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou 121, um aumento significativo de 62 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 59. Esses números refletem uma clara tendência de expansão no setor educacional, especialmente voltado para a primeira infância.
O setor de educação infantil, principalmente creches, lidera as contratações com um saldo de 102, evidenciando a demanda crescente por esses profissionais. Logo atrás, a educação infantil em pré-escola contribuiu com 30 novas vagas. Os setores de atividades associativas, apoio à educação e ensino médio também apresentaram contratações, embora em números menores, com 2 vagas cada. Essa distribuição mostra que a maioria das oportunidades está concentrada nos primeiros anos de educação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.