Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Belo Horizonte (MG), foram levantados 7,415 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,152.21 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,066.59, enquanto a mediana fica em R$ 5,152.21, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,714.97. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,070.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil de Belo Horizonte (MG) têm uma remuneração que, em sua maioria, pode ser considerada confortável no contexto brasileiro, já que supera a faixa de R$ 5,000.00. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e qualificações adicionais, os profissionais podem alavancar suas carreiras e aumentar seus rendimentos.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de nível superior na educação infantil em Belo Horizonte somou 55, representando uma redução de 15 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 70. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratação tem se mostrado mais lento do que no ano passado.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a educação infantil, com destaque para pré-escola, que adicionou 22 novos postos de trabalho. Logo atrás vem o ensino fundamental, com 21 vagas. A educação infantil em creches também está em ascensão, com 13 novas oportunidades. Os cursos preparatórios para concursos e a gestão de ativos intangíveis não financeiros completam a lista, com uma vaga cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.