Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Belo Horizonte (MG), foram levantados 3,451 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,400.00 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,205.74, enquanto a mediana fica em R$ 3,400.00, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,800.71. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,700.97, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus rodoviários em Belo Horizonte (MG) é considerada baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está abaixo de R$ 5,000.00. No entanto, há espaço para crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa. Isso indica que com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e melhorar seus rendimentos ao longo do tempo.
Em Belo Horizonte, o mercado de trabalho para motoristas de ônibus rodoviário tem mostrado sinais de melhora. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -21, representando uma redução de 66 na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -87. Embora o número ainda seja negativo, essa tendência sugere que a situação está se tornando menos adversa para esses profissionais.
O setor de locação de automóveis sem condutor lidera as contratações, com um saldo positivo de 51. Logo atrás, o serviço de transporte de passageiros, com locação de automóveis com motorista, contribuiu com 17 novas vagas. O transporte escolar e o transporte rodoviário coletivo de passageiros também aparecem como importantes, com 11 e 10 vagas, respectivamente. O aluguel de andaimes, embora menos significativo, também adicionou seis novas oportunidades de emprego.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.