Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso (Estado), foram levantados 1.888 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,707.79 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,696.38, enquanto a mediana fica em R$ 4,707.79, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,040.10. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,855.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Mato Grosso têm uma remuneração que, em sua maioria, pode ser considerada confortável no contexto brasileiro, já que a faixa acima de R$ 5,000.00 é vista como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades e aumentem seu rendimento ao longo da carreira.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de nível superior na educação infantil em Mato Grosso somou 42, representando uma redução de 58 em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 100. Essa diminuição sugere um possível ajuste na demanda por esses profissionais, embora ainda haja um saldo positivo, indicando que as contratações superam os desligamentos.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, a educação infantil - creche, com 34 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental adicionou 11 professores, enquanto o ensino médio e a educação profissional de nível técnico contribuíram com 3 vagas cada. Os cursos preparatórios para concursos também se destacaram, com 2 novas oportunidades. Esses dados mostram que a maior parte das contratações está concentrada nos níveis iniciais de ensino.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.