Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (CBO 2312-10): Imagine alguém que tem a missão de acender a chama do conhecimento nas mentes jovens, preparando-as para o mundo que as espera. Esses professores não apenas ministram aulas de comunicação, integração social e iniciação às ciências, mas também são os arquitetos do aprendizado, planejando aulas e participando da elaboração do projeto pedagógico da escola. Para desempenhar essa função, é necessário ter um diploma de nível superior na área de educação e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Suas jornadas são tão diversas quanto as comunidades em que atuam, desde zonas urbanas até ambientes improvisados, e podem incluir reuniões administrativas, eventos sociais e até mesmo lidar com o desgaste vocal decorrente do uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso (Estado), foram levantados 12,907 profissionais que atuam como Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,768.75 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,988.39, enquanto a mediana fica em R$ 3,768.75, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,640.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,431.75, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior do ensino fundamental em Mato Grosso (Estado) têm uma remuneração que, na maioria das vezes, varia entre R$ 1,988.39 e R$ 5,640.63, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida razoável, embora não seja considerada alta no contexto nacional. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades e aumentem seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de nível superior do ensino fundamental em Mato Grosso tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 98, representando um aumento de 7 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 91. Essa pequena, mas consistente, melhoria sugere que a demanda por esses profissionais está se fortalecendo na região.
Na esteira desse crescimento, a educação infantil e o ensino fundamental são os setores que mais têm absorvido esses profissionais. A educação infantil lidera com 44 novas contratações, seguida pelo ensino fundamental com 37. O ensino médio também contribuiu, embora em menor escala, com 9 novas vagas. Atividades associativas e treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial completam a lista dos setores que mais contrataram, com 4 e 2 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.