Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso (Estado), foram levantados 1,421 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,603.99 e uma carga horária de 32 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,467.05, enquanto a mediana fica em R$ 3,603.99, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,268.50. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,101, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível médio na educação infantil em Mato Grosso (Estado) têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais. Essa oportunidade de progresso pode ser encorajadora para quem busca estabilidade financeira e reconhecimento pelo seu trabalho.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil em Mato Grosso tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 28, representando uma diminuição de 14 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 42. Apesar da queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que há demanda por esses profissionais, embora em menor escala.
Na análise dos setores que mais estão contratando, a educação infantil, especialmente creches, lidera com 12 novas vagas. Logo atrás, serviços de assistência social sem alojamento trouxeram 5 novas oportunidades. O ensino fundamental também contribuiu significativamente, com 4 novas vagas. O ensino médio e o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial completam a lista, com 3 e 2 vagas, respectivamente. Esses números refletem a diversidade das áreas que buscam esses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.