Motorista operacional de guincho (CBO 7825-15): Imagine um dia cheio de adrenalina, onde você precisa resgatar veículos avariados, transportar cargas pesadas e ainda garantir que tudo chegue no horário certo. Essa é a vida de um motorista operacional de guincho. Com apenas o ensino fundamental e um curso básico de qualificação, esses profissionais entram na estrada para enfrentar desafios diários. Após um a dois anos de experiência, eles dominam o ofício, capazes de definir rotas, operar equipamentos e até mesmo fazer reparos básicos. O trabalho é realizado em veículos, muitas vezes em turnos irregulares, e pode incluir situações desconfortáveis e até mesmo exposição a materiais tóxicos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso (Estado), foram levantados 1,609 profissionais que atuam como Motorista operacional de guincho, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,000 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,353.21, enquanto a mediana fica em R$ 3,000, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,791.67. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,894.53, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas operacionais de guincho em Mato Grosso (Estado) é bastante variável, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro. No entanto, há espaço para crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa. Isso sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais confortáveis.
O mercado de trabalho para motoristas operacionais de guincho em Mato Grosso tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de movimentações foi de 35, representando uma queda de 23 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 58. Essa diminuição sugere que o ritmo de contratações está mais lento, embora ainda haja um saldo positivo.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são variados. As concessionárias de rodovias, pontes e túneis lideram com 13 novas vagas. Logo atrás, com 10 vagas cada, estão a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica e os serviços de reboque de veículos. Os serviços combinados de escritório e apoio administrativo também se destacam, com 7 novas oportunidades, seguidos pela construção de edifícios, que adicionou 6 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.