Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso (Estado), foram levantados 42,739 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,902 e uma carga horária de 51 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,507, enquanto a mediana fica em R$ 2,902, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,996.67. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,232.33, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão em Mato Grosso tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa discrepância indica que há espaço para melhorias salariais com o aumento de experiência e habilidades, proporcionando aos motoristas a oportunidade de alcançar remunerações mais confortáveis ao longo de suas carreiras.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em Mato Grosso tem mostrado uma ligeira redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 3.183, uma diminuição de 198 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 3.381. Apesar da queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que a demanda por esses profissionais continua, embora com um ritmo um pouco mais lento.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de caminhão em Mato Grosso são variados. A construção de rodovias e ferrovias lidera com 1.002 novas vagas. Logo atrás, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, adicionou 289 postos de trabalho. O cultivo de soja também se destaca, com 276 novas oportunidades. Construção de edifícios e cultivo de cana-de-açúcar completam o top 5, com 272 e 253 vagas, respectivamente. Esses números refletem a diversidade econômica da região e a importância dos motoristas de caminhão para o funcionamento de diferentes setores.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.