Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (CBO 2312-10): Imagine alguém que tem a missão de acender a chama do conhecimento nas mentes jovens, preparando-as para o mundo que as espera. Esses professores não apenas ministram aulas de comunicação, integração social e iniciação às ciências, mas também são os arquitetos do aprendizado, planejando aulas e participando da elaboração do projeto pedagógico da escola. Para desempenhar essa função, é necessário ter um diploma de nível superior na área de educação e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Suas jornadas são tão diversas quanto as comunidades em que atuam, desde zonas urbanas até ambientes improvisados, e podem incluir reuniões administrativas, eventos sociais e até mesmo lidar com o desgaste vocal decorrente do uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Cuiabá (MT), foram levantados 7,293 profissionais que atuam como Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,303.13 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,507.50, enquanto a mediana fica em R$ 2,303.13, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,768.75. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,483.80, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior em Cuiabá (MT) têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 1,507.50 e R$ 3,768.75, situando-se em uma faixa salarial que, no contexto brasileiro, pode ser vista como baixa a moderada. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores podem alavancar suas carreiras para remunerações mais confortáveis.
Em Cuiabá, o mercado de trabalho para professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) tem mostrado uma tendência de redução. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para 29, representando uma diminuição de 20 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 49. Essa mudança reflete uma possível reorganização ou ajuste nos quadros docentes da cidade.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de professores são a educação infantil - pré-escola, com 19 novas vagas, e o ensino fundamental, que adicionou 15 oportunidades. Os outros setores, como outras atividades de ensino, serviços de assistência social sem alojamento e educação infantil - creche, apresentaram resultados mais modestos, com saldos de 0, -1 e -1, respectivamente. Isso sugere que a demanda por professores está concentrada principalmente na educação infantil e no ensino fundamental.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.