Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Cuiabá (MT), foram levantados 5,480 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,870 e uma carga horária de 50 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,498.49, enquanto a mediana fica em R$ 2,870, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,927.83. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,744.88, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão em Cuiabá (MT) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto nacional, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa discrepância indica que há espaço para progressão salarial com o aumento de habilidades e experiência, proporcionando uma perspectiva positiva para quem busca avançar nessa carreira.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em Cuiabá (MT) tem mostrado sinais de aquecimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou 248, representando um aumento significativo de 125 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 123. Essa expansão reflete uma demanda crescente por profissionais nessa área, especialmente em meio ao desenvolvimento econômico regional.
Os setores que mais têm contribuído para essa expansão são, em primeiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 158 novos postos de trabalho. Logo atrás, os serviços de engenharia trouxeram 66 novas oportunidades. Outros setores importantes incluem atividades de apoio à agricultura, com 43 vagas, e a construção de edifícios, que gerou 37 novas posições. A extração de minério de metais preciosos também contribuiu, embora em menor escala, com 15 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.