Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) (CBO 9922-25): Imagine que você é o responsável por manter as ruas, avenidas e rodovias limpas e seguras. Essa é a missão dos auxiliares gerais de conservação de vias permanentes. Com apenas o ensino fundamental incompleto, esses profissionais aprendem rapidamente as habilidades necessárias para realizar suas tarefas, que incluem desde tapar buracos até cuidar de áreas verdes. Trabalhando em equipe e sob supervisão, eles enfrentam o desafio de manter as vias em boas condições, mesmo sob o sol escaldante ou chuva torrencial. Eles não só mantêm a cidade limpa, mas também garantem a segurança de todos que circulam pelas vias.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso (Estado), foram levantados 2,671 profissionais que atuam como Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,896.15 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,634.65, enquanto a mediana fica em R$ 1,896.15, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,770.92. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,371.92, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos auxiliares gerais de conservação de vias em Mato Grosso (Estado) tende a ser vista como baixa no contexto brasileiro, já que a maioria dos trabalhadores ganha menos que R$ 3,000.00. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude salarial sugere que, com o tempo e dedicação, os profissionais podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para auxiliares gerais de conservação de vias permanentes em Mato Grosso tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 462, representando um aumento de 78 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 384. Essa expansão reflete uma demanda crescente por profissionais nesta área, especialmente em meio às obras de infraestrutura que vêm sendo realizadas no estado.
Os setores que mais têm contribuído para essa expansão são, em primeiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 187 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, as obras de terraplenagem, que trouxeram 69 novas oportunidades. Logo atrás, com 64 vagas, está a construção de edifícios. As concessionárias de rodovias, pontes e túneis também se destacaram, com 30 novas vagas. Por fim, o transporte rodoviário de carga completou o top cinco, com 25 novas posições. Esses números evidenciam a importância desses setores na geração de empregos para auxiliares de conservação de vias.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.