Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso do Sul (Estado), foram levantados 3,673 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,840.68 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,623.89, enquanto a mediana fica em R$ 4,840.68, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,888.56. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,500.75, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em Mato Grosso do Sul varia entre R$ 3,623.89 e R$ 5,888.56, que pode ser considerada confortável para a maioria dos brasileiros, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionadoras de uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar suas oportunidades de renda.
Em Mato Grosso do Sul, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) registrou um saldo de 74 contratações até julho de 2025, uma pequena redução de 6 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 80. Apesar da diminuição, o número ainda reflete uma demanda positiva por profissionais nesta área.
O setor de educação infantil, especialmente pré-escola, lidera as contratações com 39 novos postos de trabalho. Logo atrás, atividades de associações de defesa de direitos sociais somaram 17 vagas, enquanto a educação infantil em creches contribuiu com 14. Serviços de assistência social sem alojamento e ensino fundamental completam a lista, com 4 e 3 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a educação continua sendo um dos pilares importantes para a geração de emprego no estado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.