Professor de nível médio no ensino fundamental (CBO 3312-05): Imagine a figura central que guia as mentes jovens em sua jornada educacional inicial. Esses profissionais são os mestres que introduzem crianças ao fascinante mundo do conhecimento, desde a alfabetização até a expressão artística. Para entrar nesse ofício, você precisará de um diploma de nível médio profissionalizante em magistério, embora a partir de 2007, o requisito mínimo passe a ser um diploma de nível superior completo na área de educação. Os professores de ensino fundamental atuam tanto na rede pública quanto na privada, em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em horário diurno. Além disso, eles têm a missão de conscientizar a comunidade escolar sobre temas essenciais para a cidadania e a qualidade de vida.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Mato Grosso do Sul (Estado), foram levantados 4,502 profissionais que atuam como Professor de nível médio no ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,916.51 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,500, enquanto a mediana fica em R$ 3,916.51, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,088.31. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,220.46, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível médio no ensino fundamental em Mato Grosso do Sul (Estado) têm uma remuneração que, embora variável, geralmente se enquadra na faixa de salários baixos a moderados no contexto brasileiro. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, especialmente quando comparado ao salário do primeiro quartil. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, há oportunidades claras para melhorias salariais, proporcionando uma vida mais confortável aos profissionais da área.
As contratações de professores de nível médio no ensino fundamental em Mato Grosso do Sul até julho de 2025 somaram 43, representando um aumento de 13 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 30. Essa melhoria reflete uma tendência positiva no mercado de trabalho para essa categoria profissional, sinalizando uma demanda crescente por esses educadores no estado.
Os setores que mais têm impulsionado essas contratações são a educação infantil, tanto na pré-escola quanto na creche, com 16 saldos cada. Logo atrás, vem a educação profissional de nível técnico, com 13 novas vagas. O ensino médio também contribuiu, embora em menor escala, com duas novas posições. Por fim, atividades de associações de defesa de direitos sociais não adicionaram novas vagas neste período.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.