O que faz um Carregador (veículos de transportes terrestres)?

Carregador (veículos de transportes terrestres) (CBO 7832-15): Imagine a cena de um depósito lotado de caixas, paletes e mercadorias de todo tipo. No meio disso tudo, há um grupo de profissionais que parecem ter superpoderes para organizar e mover tudo isso com facilidade. Esses são os carregadores de veículos de transportes terrestres. Sem a necessidade de uma formação acadêmica específica, basta um pouco de prática e habilidade para dominar o ofício. Em menos de um ano, você estará pronto para enfrentar os desafios de empilhar, mover e transportar cargas de todos os tipos. Trabalham em ambientes variados, desde depósitos fechados até áreas ao ar livre, e podem lidar com turnos diurnos e noturnos. Apesar das vezes em que o trabalho pode ser árduo e exigir muita força física, a sensação de ver uma carga bem organizada e pronta para viagem é inegavelmente gratificante.

  • Preparam cargas e descargas de mercadorias, garantindo que tudo esteja em ordem.
  • Movimentam mercadorias em caminhões, vagões e outros veículos de transporte.
  • Entregam e coletam encomendas, assegurando que cheguem ao destino correto.
  • Manuseiam cargas especiais, como produtos frágeis ou de alto valor.
  • Reparam embalagens danificadas, garantindo a integridade das mercadorias.
  • Controlam a qualidade dos serviços prestados, verificando a precisão e a eficiência.
  • Operam equipamentos de carga e descarga, como guindastes e paletizadores.
  • Estabelecem comunicação, emitindo, recebendo e verificando mensagens relacionadas ao transporte de mercadorias.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Carregador (veículos de transportes terrestres) em Mato Grosso do Sul (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Mato Grosso do Sul (Estado), foram levantados 1,790 profissionais que atuam como Carregador (veículos de transportes terrestres), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,686.78 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,518.00, enquanto a mediana fica em R$ 1,686.78, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,077.82. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,824.00, demonstrando uma discreta variação salarial dentro da ocupação.

A remuneração dos carregadores em Mato Grosso do Sul tende a ser vista como baixa no contexto nacional, já que a maioria das pessoas não está satisfeita com salários abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa possibilidade de progresso pode encorajar os trabalhadores a buscar melhores oportunidades ou qualificações, permitindo que alcancem níveis de remuneração mais elevados ao longo de suas carreiras.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Carregador (veículos de transportes terrestres) em Mato Grosso do Sul (Estado)

O mercado de trabalho para carregadores de veículos de transporte terrestres em Mato Grosso do Sul registrou um saldo de 160 contratações até julho de 2025, uma redução de 40 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 200. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.

Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o transporte rodoviário de carga, que adicionou 54 novas vagas, seguido pelas atividades de apoio à pecuária, com 36 contratações. Em terceiro lugar, os armazéns gerais, com 22 novas oportunidades, seguidos pelos serviços combinados de escritório e apoio administrativo, que trouxeram 20 vagas. O comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados completa o top cinco, com 19 novas posições abertas.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Carregador (veículos de transportes terrestres) em outras regiões