Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Campo Grande (MS), foram levantados 1.678 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,182.85 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,165.34, enquanto a mediana fica em R$ 5,182.85, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,644.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,407.90, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil de Campo Grande (MS) têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na categoria de salários confortáveis, acima de R$ 5,000.00. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os educadores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Em Campo Grande, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) até julho de 2025 registra um saldo de 17 contratações, uma pequena redução de 2 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 19. Apesar da leve queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que há demanda por profissionais qualificados nesta área.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, as creches, com 7 novas vagas. Logo depois, o ensino fundamental adicionou 5 oportunidades, seguido pela pré-escola, que trouxe 4 novas posições. A regulação das atividades de saúde, educação e outros serviços sociais também teve um papel relevante, com 3 contratações, enquanto as atividades associativas não especificadas anteriormente completaram o top 5, com 2 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.