Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Luís (MA), foram levantados 4,052 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,598.02 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,096.27, enquanto a mediana fica em R$ 2,598.02, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,154.11. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,123.70, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão em São Luís (MA) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, com a maioria dos profissionais recebendo menos que R$ 3,000.00. No entanto, a existência de uma faixa salarial que chega a R$ 5,123.70 indica que há espaço para crescimento profissional. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais confortáveis.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em São Luís (MA) tem mostrado sinais de melhora. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a -24, representando uma redução significativa na quantidade de desligamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -179. Isso indica que, embora ainda haja mais desligamentos do que contratações, a situação está melhorando.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 60 novos postos de trabalho. Logo atrás, a construção de edifícios trouxe 32 novas oportunidades. O aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador, também se destaca com 15 vagas. Outras obras de engenharia civil e a organização logística do transporte de carga completam a lista, com 9 e 8 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.