Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Maranhão (Estado), foram levantados 6,577 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,004.58 e uma carga horária de 26 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,065, enquanto a mediana fica em R$ 4,004.58, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,103.78. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,268.14, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Maranhão é relativamente confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00 para a maioria dos profissionais. Embora a maioria esteja na faixa de salários que proporciona uma melhor qualidade de vida, há espaço para crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é substancial. Isso indica que, com dedicação e esforço, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de nível superior na educação infantil no Maranhão somou 81, um aumento significativo de 46 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 35. Essa melhoria reflete uma tendência positiva no setor educacional, especialmente na formação inicial das crianças.
O ensino fundamental é o setor que mais contribuiu para essas contratações, com 35 novos postos de trabalho. Logo atrás, a educação infantil e pré-escola adicionaram 33 vagas. Os setores de atividades de associações de defesa de direitos sociais, ensino médio e outras atividades de recreação e lazer também contribuíram, mas em menor escala, com 9, 7 e 3 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.