Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Maranhão (Estado), foram levantados 3,055 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,210.27 e uma carga horária de 28 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,485.71, enquanto a mediana fica em R$ 2,210.27, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,073.37. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,978.22, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,485.71 e R$ 5,073.37, a maioria desses professores ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indicando oportunidades claras de progressão profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, há espaço para melhorias significativas na remuneração.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil no Maranhão tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou 58, um aumento de 19 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 39. Essa melhoria sugere que há uma demanda crescente por profissionais nesta área, refletindo possivelmente em investimentos na educação infantil no estado.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, principalmente, a educação infantil, tanto em creches quanto em pré-escolas, com 16 saldos cada. Em seguida, atividades de associações de defesa de direitos sociais somaram 11 contratações. O ensino fundamental e o ensino médio também contribuíram, com 7 e 4 contratações, respectivamente. Esses dados indicam que a educação infantil é o foco principal das contratações, refletindo uma tendência de investimento na formação inicial dos alunos.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.