Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Maranhão (Estado), foram levantados 2,345 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,553.83 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,156.25, enquanto a mediana fica em R$ 2,553.83, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,755.25. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,224.18, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,156.25 e R$ 2,755.25, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos no Maranhão ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, oferecendo oportunidades de melhorar a remuneração ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no Maranhão registrou um saldo de contratações de apenas 9 até julho de 2025, representando uma queda significativa de 178 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 187. Essa redução sinaliza uma desaceleração no ritmo de contratações, possivelmente refletindo mudanças nos padrões de mobilidade urbana ou na economia local.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de ônibus urbano no estado são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, que adicionou 75 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, a instalação e manutenção elétrica, com 24 vagas. O serviço de transporte de passageiros, especialmente a locação de automóveis com motorista, também se destaca, com 17 novas oportunidades. Os setores de transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento e seleção e agenciamento de mão de obra completam o top 5, com 6 vagas cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.