Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Maranhão (Estado), foram levantados 2,148 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,384 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,100, enquanto a mediana fica em R$ 2,384, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,789.91. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,695.74, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,100 e R$ 2,789.91, a maioria dos motoristas de ônibus rodoviários no Maranhão ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, há uma margem de crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica oportunidades para melhorias salariais com experiência e dedicação.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus rodoviários no Maranhão tem mostrado uma melhoria significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 57, um aumento de 70 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -13. Essa reversão de tendência sinaliza uma recuperação na demanda por esses profissionais.
Na liderança das contratações, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana, destaca-se com 215 novas vagas. Em segundo lugar, o setor de carga e descarga trouxe 16 novas oportunidades. Logo atrás, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, adicionou 13 vagas. Outros setores como o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal, e a fabricação de álcool também contribuíram, com 5 e 4 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.