Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Goiás (Estado), foram levantados 1,110 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,461.65 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,501.03, enquanto a mediana fica em R$ 4,461.65, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,854.74. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,497.12, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Goiás têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como confortável pela maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada ao salário mínimo nacional. Ainda assim, a margem de crescimento é bastante notória, com a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% sugerindo que há espaço para ascensão financeira com o tempo e a experiência. Isso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e aprimorar suas habilidades, com a perspectiva de aumentos salariais.
Em Goiás, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 37, representando um aumento de 3 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 34. Embora seja um incremento modesto, este dado sugere uma tendência positiva no setor educacional.
O setor de educação infantil - pré-escola é o grande destaque, com 28 novas contratações, quase dobrando o saldo total. Logo atrás, com 10 contratações, estão as atividades de organizações religiosas ou filosóficas, que também têm se destacado na criação de oportunidades para professores. Os setores de ensino fundamental e atividades de associações de defesa de direitos sociais somaram 2 e 1 contratação, respectivamente, enquanto outras atividades de ensino não especificadas anteriormente também contribuíram com uma contratação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.