Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Goiás (Estado), foram levantados 50,765 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,476.42 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,969.16, enquanto a mediana fica em R$ 2,476.42, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,208.45. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,963.09, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão em Goiás (Estado) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a margem de crescimento é notável, especialmente para aqueles que buscam ascender ao top 5%. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para melhorias salariais, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiência para aumentar seu rendimento.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em Goiás até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 5.168, uma redução de 128 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 5.296. Apesar da queda, o setor mantém um saldo positivo, sinalizando que a demanda por esses profissionais continua, embora com um ritmo ligeiramente menor.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o transporte rodoviário de carga, que adicionou 1.193 novos postos de trabalho, seguido pela construção de rodovias e ferrovias, com 898 vagas. A fabricação de álcool também se destaca, com 814 contratações, enquanto a cultura de cana-de-açúcar e a fabricação de açúcar em bruto somaram 434 e 232 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a economia goiana está diversificada, mas com um foco significativo na logística e na agroindústria.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.