Professor de ensino superior na área de didática (CBO 2345-05): Imagine alguém que não apenas ensina, mas também desvenda os segredos por trás do aprendizado eficaz. Esses professores são os mestres dos mestres, formando os futuros educadores que irão moldar gerações. Para entrar nesse mundo, é preciso ter um diploma de graduação, preferencialmente com pós-graduação ou especialização na área. Além disso, cinco anos de experiência são um trunfo na mochila. Os dias desses professores são repletos de atividades variadas, desde a preparação de aulas até a coordenação de pesquisas. Eles trabalham em ambientes fechados, muitas vezes em horários irregulares, e podem enfrentar situações desconfortáveis, mas a satisfação de ver seus alunos crescendo e se desenvolvendo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Goiânia (GO), foram levantados 3,958 profissionais que atuam como Professor de ensino superior na área de didática, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 11,965.20 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,805.20, enquanto a mediana fica em R$ 11,965.20, com o terceiro quartil chegando a R$ 18,991.10. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 24,959.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de ensino superior na área de didática em Goiânia (GO) é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, situando-se acima de R$ 10,000.00, que é considerado um salário alto e atrativo. Ainda assim, há espaço para crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa. Isso indica que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações ainda mais elevadas.
Em Goiânia, o mercado de trabalho para professores de ensino superior na área de didática mostrou uma melhora sutil até julho de 2025. O saldo de contratações subiu de -10 para -4, representando uma redução na quantidade de desligamentos em relação às contratações, comparado ao mesmo período do ano passado. Embora o saldo ainda seja negativo, esta tendência sugere um lento, mas consistente, avanço no cenário laboral para esses profissionais.
O setor de educação superior, especialmente graduação e pós-graduação, tem sido o principal motor das contratações, adicionando 36 novos postos de trabalho. Em contraste, o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial também contribuiu, embora em menor escala, com 3 novas vagas. No entanto, o setor de educação superior voltado apenas para a graduação registrou uma queda de 43 postos, demonstrando que a demanda por professores está mais concentrada em programas de pós-graduação e treinamento profissional.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.