Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Goiânia (GO), foram levantados 2,771 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,218.85 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,729.35, enquanto a mediana fica em R$ 2,218.85, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,668.24. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,549.02, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,729.35 e R$ 3,668.24, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos em Goiânia (GO) ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais. Essa possibilidade de ascensão pode trazer mais satisfação aos profissionais que buscam aumentar seus rendimentos ao longo do tempo.
Em Goiânia, o mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbanos tem passado por mudanças significativas. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -41, uma redução de 105 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 64. Essa queda reflete uma diminuição na demanda por esses profissionais, possivelmente devido a mudanças nos hábitos de transporte público ou à economia local.
Apesar da redução geral, alguns setores continuam a contratar motoristas de ônibus urbanos. O transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, lidera com 10 novas contratações. Em segundo lugar, a limpeza em prédios e domicílios, com 9 contratações. O fretamento de veículos para transporte coletivo de passageiros vem logo atrás, com 7 novas vagas. Os serviços de engenharia e de escritório e apoio administrativo completam a lista, com 1 contratação cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.