Tecnólogo em logística de transporte (CBO 3421-25): Imagine ser o maestro de uma sinfonia complexa, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um caminhão, e cada acorde é uma rota. Essa é a vida de um tecnólogo em logística de transporte. Esses profissionais são responsáveis por garantir que cada carga chegue ao seu destino no horário certo, sem nenhum contratempo. Com formação pós-ensino médio, muitas vezes com especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, eles entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Trabalham em empresas de transportes intermodais, podendo estar tanto no escritório quanto no campo, e lidam com equipes multidisciplinares. Às vezes, o estresse é constante, mas a sensação de ter todas as peças no lugar, como um quebra-cabeça perfeito, compensa todo o esforço.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Espírito Santo (Estado), foram levantados 1,243 profissionais que atuam como Tecnólogo em logística de transporte, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,410.40 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,969.45, enquanto a mediana fica em R$ 2,410.40, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,196.48. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,601.24, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos tecnólogos em logística de transporte no Espírito Santo tende a ser vista como modesta pela maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa oportunidade de progresso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para tecnólogos em logística de transporte no Espírito Santo registrou um saldo de contratações de -46 até julho de 2025, uma redução significativa de 40 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -6. Esses números refletem uma tendência de diminuição na demanda por esses profissionais, possivelmente influenciada por fatores econômicos e setoriais.
No entanto, alguns setores continuam a mostrar sinais de vida. O transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal, lidera com um saldo de 6 contratações. Logo atrás, a fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel contribuiu com 4 novas vagas. A extração de madeira em florestas plantadas, depósitos de mercadorias para terceiros, e a construção de edifícios completam a lista, cada um com 3 contratações. Esses setores representam áreas de atividade que ainda buscam profissionais especializados em logística de transporte.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.