Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Espírito Santo (Estado), foram levantados 2,184 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,554.28 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,991.96, enquanto a mediana fica em R$ 3,554.28, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,891.93. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,794.65, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Espírito Santo varia entre R$ 2,991.96 e R$ 4,891.93, o que coloca a maioria desses profissionais em uma faixa salarial que, embora não seja vista como alta, oferece uma qualidade de vida razoável. Ainda assim, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar qualificações e experiências que possam aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil no Espírito Santo apresenta um saldo de contratações de 11 até julho de 2025, uma redução de 9 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 20. Essa diminuição sugere que houve uma desaceleração nas contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais, mesmo que em menor escala.
Na análise dos setores que mais estão contratando, a educação infantil, especialmente creches, lidera com 15 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 3 novas posições. Os setores de atividades associativas não especificadas anteriormente e educação profissional de nível técnico também adicionaram vagas, com 1 cada. Por fim, o ensino médio registrou uma redução de 1 vaga, mostrando que a demanda é mais forte nos segmentos iniciais da educação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.