Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Espírito Santo (Estado), foram levantados 2,622 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,432.25 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,710, enquanto a mediana fica em R$ 3,432.25, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,182.48. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,486.38, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Espírito Santo tende a ser vista como modesta, mas com potencial de melhorar a qualidade de vida. Embora a maioria dos salários esteja abaixo do patamar de R$ 5,000.00, que é considerado confortável no Brasil, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e progresso na carreira, os professores podem aspirar a remunerações mais elevadas, proporcionando maior satisfação financeira.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil no Espírito Santo tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 64, representando um aumento de 17 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 47. Esses números indicam uma tendência positiva no setor educacional, especialmente para profissionais qualificados.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 28 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola, com 19 vagas. A administração pública em geral também se destaca, com 11 novas oportunidades. Outros setores relevantes incluem serviços de assistência social sem alojamento, com 5 vagas, e o ensino médio, que adicionou 2 vagas. Esses dados revelam uma diversificação das oportunidades, tanto em escolas quanto em instituições públicas e de assistência social.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.