Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Espírito Santo (Estado), foram levantados 5,646 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,247.78 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,985.18, enquanto a mediana fica em R$ 3,247.78, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,244.21. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,566.36, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que oscila entre R$ 2,985.18 e R$ 4,244.21, a maioria desses professores encontra-se em uma faixa salarial que, embora não seja alta, oferece uma qualidade de vida melhorada em comparação com salários mais baixos. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e qualificações adicionais, é possível alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil no Espírito Santo registrou um saldo de contratações de 26 até julho de 2025, representando uma redução de 17 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 43. Essa diminuição sugere que houve um arrefecimento no ritmo de contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais.
Na análise dos setores que mais contrataram, a educação infantil - pré-escola lidera com 21 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 6 novas posições, seguido pela educação infantil - creche, que adicionou 5 vagas. Os serviços de assistência social sem alojamento e a educação profissional de nível técnico apresentaram resultados negativos, com -1 e -2 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.