Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Espírito Santo (Estado), foram levantados 6,769 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,238.47 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,384.56, enquanto a mediana fica em R$ 3,238.47, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,709. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,656.25, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Espírito Santo cai na faixa de salários baixos, mas que permite uma melhor qualidade de vida, quando comparada ao contexto nacional. Embora a maioria dos motoristas esteja na faixa de R$ 2,384.56 a R$ 3,709, a diferença até o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa oportunidade de progresso pode encorajar os motoristas a buscar qualificações adicionais e experiências que podem levar a aumentos salariais.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas de ônibus urbano no Espírito Santo somou 358, representando uma redução de 29 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 387. Apesar da diminuição, o setor ainda mantém um saldo positivo, sinalizando que a demanda por esses profissionais continua, embora em um ritmo mais lento.
O transporte escolar é o setor que mais contribui para as contratações, com 350 novas vagas. Logo atrás, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal, soma 101 contratações. O transporte intermunicipal, interestadual e internacional também contribuiu, com 64 novos postos de trabalho. Menores, mas ainda relevantes, são os setores de fabricação de equipamentos elétricos e construção de rodovias e ferrovias, com 7 e 6 contratações, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.