Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Distrito Federal (Estado), foram levantados 2,165 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,348.24 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,574, enquanto a mediana fica em R$ 3,348.24, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,816.04. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,976.10, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Distrito Federal varia entre R$ 2,574 e R$ 3,816.04, situando-se em uma faixa que, embora não seja vista como alta, proporciona uma qualidade de vida melhorada em comparação com salários mais baixos. Ainda que a maioria esteja em uma faixa salarial que pode ser considerada modesta, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando a busca por qualificações adicionais e experiência.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil do Distrito Federal tem mostrado sinais de recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 96, um aumento significativo de 142 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo estava negativo em -46. Esses números refletem uma clara reversão na tendência de descontratações para essa categoria profissional.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, as creches, que adicionaram 45 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino fundamental trouxe 28 novas vagas, seguido pela pré-escola, com 18 contratações. As atividades de associações de defesa de direitos sociais e outras atividades de ensino também contribuíram, com 11 e 4 vagas, respectivamente. Essa diversificação de setores sugere uma expansão geral na demanda por professores qualificados na educação infantil.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.