Motorista operacional de guincho (CBO 7825-15): Imagine um dia cheio de adrenalina, onde você precisa resgatar veículos avariados, transportar cargas pesadas e ainda garantir que tudo chegue no horário certo. Essa é a vida de um motorista operacional de guincho. Com apenas o ensino fundamental e um curso básico de qualificação, esses profissionais entram na estrada para enfrentar desafios diários. Após um a dois anos de experiência, eles dominam o ofício, capazes de definir rotas, operar equipamentos e até mesmo fazer reparos básicos. O trabalho é realizado em veículos, muitas vezes em turnos irregulares, e pode incluir situações desconfortáveis e até mesmo exposição a materiais tóxicos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Distrito Federal (Estado), foram levantados 1.096 profissionais que atuam como Motorista operacional de guincho, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,839.12 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,300.94, enquanto a mediana fica em R$ 5,839.12, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,928.57. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,837.00, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas operacionais de guincho no Distrito Federal varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras para remunerações mais altas.
O mercado de trabalho para motoristas operacionais de guincho no Distrito Federal mostrou um salto significativo até julho de 2025. O saldo de contratações subiu de zero no mesmo período do ano passado para 11, indicando um crescimento de 11 novas vagas. Isso reflete uma clara melhoria na demanda por esses profissionais, contrastando com a estagnação observada no ano anterior.
Os setores que mais impulsionaram essa expansão foram, em primeiro lugar, a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica, que adicionou 6 novas vagas. Logo atrás, com 5 vagas, veio a instalação e manutenção elétrica. O transporte rodoviário de carga também contribuiu positivamente, com 4 novas oportunidades. Serviços especializados para construção e aluguel de máquinas e equipamentos para construção, sem operador, completaram o top 5, ambos com 3 vagas cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.