Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Brasília (DF), foram levantados 2,165 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,348.24 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,574, enquanto a mediana fica em R$ 3,348.24, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,816.04. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,976.10, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Brasília (DF) têm uma remuneração que, embora variável, geralmente se enquadra em um patamar que proporciona uma melhor qualidade de vida, mas que ainda pode ser considerado baixo no contexto nacional. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, os professores podem alcançar remunerações mais atrativas.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de nível superior na educação infantil em Brasília (DF) somou 96, um salto impressionante de 142 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo, com -46. Essa mudança reflete uma reversão significativa na tendência de desligamentos para um cenário de expansão, mostrando que há uma demanda crescente por esses profissionais na capital federal.
Na frente das contratações, a educação infantil, especialmente creches, lidera com 45 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 28 novas oportunidades, seguido pela pré-escola, com 18. Atividades de associações de defesa de direitos sociais e outras atividades de ensino também se destacaram, com 11 e 4 vagas, respectivamente. Esses números indicam que a educação, em todas as suas formas, está impulsionando o mercado de trabalho para esses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.