Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Ceará (Estado), foram levantados 1,301 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,218.20 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,787.14, enquanto a mediana fica em R$ 2,218.20, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,877.00. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,013.94, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Ceará tende a ser vista como baixa a moderada no contexto nacional, com a maioria dos profissionais recebendo menos que R$ 3,000.00. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa oportunidade de progresso pode encorajar os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam elevar suas remunerações ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil no estado do Ceará registrou um saldo de 260 contratações até julho de 2025, uma redução de 11 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 271. Essa pequena queda pode refletir mudanças nas demandas educacionais ou ajustes nos orçamentos das instituições de ensino.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações são bastante variados. As atividades de associações de defesa de direitos sociais lideram com 226 novas vagas. Em segundo lugar, com 15 vagas, estão as atividades associativas não especificadas anteriormente. A educação infantil - creche e serviços de assistência social sem alojamento compartilham o terceiro lugar com 10 vagas cada. Por fim, o ensino de arte e cultura não especificado anteriormente adicionou 8 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.