Gerente de marketing (CBO 1423-15): Imagine ser o cérebro por trás de todas as estratégias que fazem uma marca brilhar. Essa é a vida de um gerente de marketing, que planeja, implementa e coordena todas as atividades de comercialização, marketing e comunicação de uma empresa. Para chegar lá, você precisa ter um diploma de nível superior, preferencialmente em marketing ou áreas afins, e acumular entre quatro e cinco anos de experiência prática. Trabalhando em ambientes fechados, esses profissionais enfrentam o desafio de equilibrar a pressão do trabalho com a necessidade de inovação constante, tudo isso enquanto mantêm a saúde, a segurança e a sustentabilidade em mente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Ceará (Estado), foram levantados 1,402 profissionais que atuam como Gerente de marketing, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,658.68 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,818, enquanto a mediana fica em R$ 2,658.68, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,340. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 17,016.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração média de um gerente de marketing no Ceará é considerada confortável, situada acima de R$ 5,000.00, o que geralmente proporciona uma boa qualidade de vida. No entanto, a disparidade entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e habilidades específicas, os profissionais podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações muito mais elevadas.
No estado do Ceará, o mercado de trabalho para gerentes de marketing até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -34, representando uma melhoria de 36 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -70. Apesar de ainda mostrar um saldo negativo, esta tendência sugere uma lenta recuperação no setor, com menos desligamentos ou mais contratações.
Os setores que mais têm contribuído para estas contratações são, em primeiro lugar, as lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, que adicionaram 7 novos postos de trabalho. Logo atrás, o suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação somaram 5 vagas. A fabricação de produtos de padaria e confeitaria e os cabeleireiros, manicure e pedicure compartilham o terceiro lugar, ambos com 4 vagas. Por fim, o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, contribuiu com 3 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.