Professor de tecnologia e cálculo técnico (CBO 2331-35): Imagine alguém capaz de transformar equações complexas e conceitos tecnológicos em lições que realmente fazem sentido para estudantes de todas as idades. Essa é a missão dos professores de tecnologia e cálculo técnico. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um ensino superior com licenciatura na área específica. Esses profissionais trabalham em diversos ambientes, desde escolas públicas e privadas até sindicatos e ONGs, onde desempenham seu papel como educadores e mentores. Suas atividades ocorrem principalmente durante o período diurno, em equipe e sob supervisão, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem vale cada minuto.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Fortaleza (CE), foram levantados 2,495 profissionais que atuam como Professor de tecnologia e cálculo técnico, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 14,689.90 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 11,674.60, enquanto a mediana fica em R$ 14,689.90, com o terceiro quartil chegando a R$ 19,682.60. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 23,768.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de tecnologia e cálculo técnico em Fortaleza (CE) têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na faixa de salários confortáveis no Brasil, acima de R$ 5,000.00. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, com uma diferença considerável entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso sugere que há espaço para progressão salarial com experiência e habilidades adicionais, proporcionando oportunidades de ascensão profissional.
Em Fortaleza, o mercado de trabalho para professores de tecnologia e cálculo técnico mantém um equilíbrio estável. Até julho de 2025, o saldo de contratações permaneceu em 6, igual ao mesmo período do ano passado. Isso significa que o número de contratações e desligamentos se equilibrou, refletindo uma estabilidade no setor educacional local.
O setor de educação profissional de nível tecnológico é o grande destaque na geração de empregos para esses professores, com um saldo positivo de 8. Por outro lado, o ensino médio e o ensino fundamental apresentaram resultados negativos, com saldos de -1 cada. Essa dinâmica sugere que há uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuar em cursos técnicos, enquanto outras áreas educacionais enfrentam desafios na manutenção de suas equipes docentes.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.