Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Fortaleza (CE), foram levantados 1.053 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,720.51 e uma carga horária de 32 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,358.50, enquanto a mediana fica em R$ 1,720.51, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,708.67. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,880.37, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os salários dos professores de nível superior na educação infantil em Fortaleza variam bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em Fortaleza apresenta um saldo de contratações de 86 até julho de 2025, uma redução de 33 em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações tem se tornado mais lento, refletindo possivelmente mudanças nas políticas educacionais ou na economia local.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a educação infantil, tanto em creches quanto em pré-escolas, com 31 e 21 vagas, respectivamente. O ensino fundamental também está empatado com a creche, com 31 novas posições. Outros setores que têm oferecido oportunidades, embora em menor escala, são atividades de associações de defesa de direitos sociais e serviços de assistência social sem alojamento, com 4 e 2 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.