Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (CBO 2312-10): Imagine alguém que tem a missão de acender a chama do conhecimento nas mentes jovens, preparando-as para o mundo que as espera. Esses professores não apenas ministram aulas de comunicação, integração social e iniciação às ciências, mas também são os arquitetos do aprendizado, planejando aulas e participando da elaboração do projeto pedagógico da escola. Para desempenhar essa função, é necessário ter um diploma de nível superior na área de educação e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Suas jornadas são tão diversas quanto as comunidades em que atuam, desde zonas urbanas até ambientes improvisados, e podem incluir reuniões administrativas, eventos sociais e até mesmo lidar com o desgaste vocal decorrente do uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Fortaleza (CE), foram levantados 1.183 profissionais que atuam como Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,064.86 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,412,00, enquanto a mediana fica em R$ 2,064.86, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,947.73. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,149.17, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior em Fortaleza têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os educadores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais confortáveis.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de nível superior para o ensino fundamental (primeira a quarta série) em Fortaleza (CE) somou 70, representando um aumento de 17 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 53. Essa melhoria sugere uma tendência positiva na demanda por profissionais qualificados para atuar na educação básica da cidade.
O setor de ensino fundamental lidera as contratações, com 41 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola contribuiu com 14 vagas. O ensino médio também se destaca, com 7 novas posições, seguido pela educação infantil - creche, que adicionou 6 vagas. Serviços de assistência social sem alojamento completam o top 5, com 2 novas oportunidades. Esses dados indicam uma forte demanda nos setores educacionais, especialmente na formação inicial e básica dos estudantes.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.