Vistoriador naval (CBO 2151-50): Imagine um dia repleto de aventuras no mar, onde você não apenas navega, mas também garante que tudo esteja em ordem e seguro. Esses profissionais são os verdadeiros guardiões dos mares, comandando embarcações, realizando inspeções e vistorias, e garantindo que todas as operações marítimas sigam as normas de segurança e preservação ambiental. Para se tornar um vistoriador naval, é necessário ter um bacharelado em Ciências Náuticas, obtido em escolas da Marinha Mercante, como o Ciaga no Rio de Janeiro ou o Ciaba em Belém. Após a formação, a experiência varia de zero a sete anos, dependendo das exigências regulatórias. Os vistoriadores trabalham em ambientes variados, desde grandes navios de longo curso até embarcações menores, enfrentando desafios diários que vão desde a coordenação de pessoal até a manutenção de documentação e operações de combate à poluição.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 559 profissionais que atuam como Vistoriador naval, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,582.74 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,951.16, enquanto a mediana fica em R$ 2,582.74, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,676.25. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 24,141, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos vistoriadores navais varia bastante, indo desde salários que podem ser considerados baixos até remunerações altas e muito desejadas. Embora a maioria dos profissionais receba um salário que pode não ser suficiente para garantir uma alta satisfação, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e experiência, os vistoriadores navais têm a oportunidade de alcançar remunerações muito mais elevadas.
O mercado de trabalho para vistoriadores navais no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 3, representando uma melhoria de 10 pontos em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo (-7). Essa reversão de tendência sinaliza uma recuperação gradual na demanda por profissionais nesta área, refletindo possivelmente um aumento na atividade portuária e naval.
Os setores que mais têm impulsionado essas contratações são os serviços auxiliares dos transportes aquaviários e a consultoria em gestão empresarial, ambos com um saldo de 10. Logo atrás, com 3 contratações, está o operador de transporte multimodal (OTM), enquanto a extração de petróleo e gás natural, juntamente com atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura, contribuíram com apenas 1 contratação cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.