Vigilante de proteção de aeroporto (CBO 5173-05): Imagine estar no coração de um dos lugares mais movimentados do mundo, onde milhares de pessoas passam todos os dias. Como vigilante de proteção de aeroporto, você é o guardião invisível que mantém tudo seguro e em ordem. Sua missão é nada menos que prevenir, controlar e combater delitos, desde o porte ilegal de armas até outras irregularidades. Para isso, basta ter o ensino fundamental e passar por um treinamento profissionalizante de 200 a 400 horas, incluindo o uso de armas de fogo. Suas jornadas podem ser diurnas, noturnas ou em rodízio de turnos, e você estará sempre pronto para enfrentar situações de alta pressão e riscos variados.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 905 profissionais que atuam como Vigilante de proteção de aeroporto, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,992.36 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,636.33, enquanto a mediana fica em R$ 1,992.36, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,652.08. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,524.73, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente oscila entre R$ 1,636.33 e R$ 2,652.08, a maioria dos vigilantes de aeroportos ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a margem de crescimento é notável, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indicando oportunidades claras de avanço profissional. Isso sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, há espaço para melhorias significativas na remuneração.
O mercado de trabalho para vigilantes de proteção de aeroportos no Brasil mostrou um aumento significativo até julho de 2025, com um saldo de 99 contratações, contra 44 no mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento de 55, indicando uma recuperação robusta na demanda por esses profissionais, possivelmente impulsionada pelo retorno das atividades aéreas pós-pandemia.
Os setores que mais contribuíram para essa expansão de empregos são, em primeiro lugar, as atividades auxiliares dos transportes aéreos, que não incluem a operação de aeroportos, com um saldo de 110. Em segundo lugar, as atividades de vigilância e segurança privada somaram 18 novas vagas. Os setores de operação de aeroportos e campos de aterrissagem, transporte rodoviário coletivo municipal e administração da infraestrutura portuária também contribuíram, mas com saldos menores, de 2, 1 e 1, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.