Teleoperador (CBO 4222-10): Imagine que você é a voz amigável ao outro lado da linha quando alguém liga para resolver um problema ou obter informações. Essa é a vida de um teleoperador. Com apenas o ensino médio e um período de aprendizado de um a dois anos no local de trabalho, esses profissionais se tornam especialistas em lidar com chamadas telefônicas, desde a mais simples até a internacional. Eles atuam em empresas de saúde, correios e telecomunicações, enfrentando o desafio de manter a calma e a eficiência mesmo sob pressão. Além disso, a rotina inclui treinar novos funcionários e avaliar a qualidade do atendimento, garantindo que cada ligação seja um sucesso.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 13,934 profissionais que atuam como Teleoperador, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,518 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,412, enquanto a mediana fica em R$ 1,518, com o terceiro quartil chegando a R$ 1,640. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,233.45, demonstrando uma discreta variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração de um teleoperador, que oscila entre R$ 1,412 e R$ 1,640, encontra-se na faixa de salários considerada baixa no Brasil, onde a maioria das pessoas tende a expressar insatisfação. No entanto, a existência de uma margem de crescimento, evidenciada pela diferença entre o primeiro quartil e o top 5%, indica que há espaço para melhorias salariais com o tempo e a aquisição de habilidades adicionais. Portanto, embora o salário inicial seja modesto, há oportunidades para progressão profissional.
O mercado de trabalho para teleoperadores no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 3,133, representando uma redução de 342 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 3,475. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de teleoperadores são, sem surpresa, aqueles diretamente ligados à comunicação e atendimento ao cliente. As atividades de teleatendimento lideram com 3,010 novas vagas. Logo atrás, a consultoria em tecnologia da informação adicionou 74 postos de trabalho, enquanto outras atividades de serviços prestados às empresas vieram em terceiro lugar, com 40 novas posições. Atividades de cobrança e informações cadastrais, além de outros serviços financeiros, também contribuíram para o emprego na área, com 24 e 17 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.