Supervisor de reparos linhas férreas (CBO 9109-05): Imagine um mundo onde os trens não param nunca, ziguezagueando por trilhos que parecem infinitos. Bem, por trás dessa ilusão de continuidade está o supervisor de reparos linhas férreas, a figura misteriosa que garante que esses trilhos estejam sempre em perfeitas condições. Para chegar lá, é preciso ter um ensino médio completo, somado a um curso profissionalizante de mais de 400 horas de aulas. Mas isso é só o começo! São necessários cinco anos de experiência para dominar o ofício. O trabalho é feito ao ar livre, debaixo de sol e chuva, ou em túneis escuros, e pode acontecer tanto de dia quanto à noite. É um trabalho que exige dedicação, mas que também proporciona a satisfação de manter as vias férreas funcionando sem problemas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 521 profissionais que atuam como Supervisor de reparos linhas férreas, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,986.33 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,300,00, enquanto a mediana fica em R$ 2,986.33, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,027.65. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,218.15, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos Supervisores de reparos linhas férreas varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, com uma diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso indica que, com dedicação e experiência, há oportunidades reais de aumentar a remuneração, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos profissionais da área.
O mercado de trabalho para supervisores de reparos de linhas férreas no Brasil registrou uma queda significativa no saldo de contratações até julho de 2025, passando de 28 para -129. Isso representa uma redução de 157 em relação ao mesmo período do ano anterior, mostrando uma reversão no cenário de emprego para essa ocupação, que agora enfrenta mais desligamentos do que contratações.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma modesta, são os serviços de engenharia, com um saldo de 2. Logo atrás, com um saldo de 1 cada, estão o comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores, aluguel de máquinas e equipamentos para escritório, comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente, e o comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.