Supervisor de operações portuárias (CBO 3426-10): Imagine-se no coração pulsante de um porto, onde navios de todas as formas e tamanhos chegam e partem, carregando toneladas de mercadorias e centenas de passageiros. Essa é a vida de um supervisor de operações portuárias. Para entrar nesse mundo, você precisa ter um ensino técnico em transportes e, claro, um bom senso de humor para lidar com a pressão. Após cinco anos de experiência, você estará pronto para coordenar a dança complexa de embarcações, cargas e passageiros. Prepare-se para trabalhar ao ar livre, enfrentar horários irregulares e até mesmo um pouco de estresse, mas saiba que o espetáculo diário de um porto nunca deixa de ser fascinante.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 3,938 profissionais que atuam como Supervisor de operações portuárias, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 6,096.51 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,713.08, enquanto a mediana fica em R$ 6,096.51, com o terceiro quartil chegando a R$ 9,394.65. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 16,550, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um supervisor de operações portuárias é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, situando-se acima da faixa de salários confortáveis. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os supervisores a buscar qualificações e experiências que possam aumentar seu valor no mercado. Essa oportunidade de progresso pode ser um incentivo adicional para quem busca estabilidade e crescimento em sua carreira.
O mercado de trabalho para supervisores de operações portuárias no Brasil até julho de 2025 mostra um saldo de contratações de -15, representando uma melhora de 34 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -49. Embora o número ainda seja negativo, esta é uma clara sinalização de recuperação na indústria portuária, refletindo possíveis melhorias econômicas e operacionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, a navegação de apoio marítimo, que adicionou 47 novos postos de trabalho. Logo atrás, as atividades auxiliares dos transportes aquaviários não especificadas anteriormente somaram 14 vagas. As atividades de cobrança e informações cadastrais também se destacaram, com 7 novas posições. O transporte por navegação interior de carga e outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas completam a lista, com 6 e 4 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.