Supervisor da administração de aeroportos (CBO 3425-40): Imagine ser o cérebro por trás da operação de um aeroporto, garantindo que tudo saia conforme o planejado e que nenhuma aeronave seja deixada para trás. Essa é a vida de um supervisor da administração de aeroportos. Com um ensino médio sólido e cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas, esses profissionais se tornam verdadeiros mestres em garantir a segurança e eficiência dos voos. Eles precisam de três a cinco anos de experiência para dominar completamente suas habilidades. O trabalho é intenso, com horários que podem ser diurnos, noturnos ou em rodízio de turnos, e ainda há a pressão constante de manter tudo funcionando sem problemas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1.202 profissionais que atuam como Supervisor da administração de aeroportos, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,093.49 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,812.95, enquanto a mediana fica em R$ 4,093.49, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,542.87. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,795.20, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos Supervisores da administração de aeroportos, que oscila entre R$ 2,812.95 e R$ 5,542.87, é considerada confortável para a maioria dos brasileiros, situando-se acima da faixa de insatisfação. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiência para alcançar níveis mais elevados de remuneração.
O mercado de trabalho para supervisores da administração de aeroportos no Brasil apresenta um saldo de contratações de -78 até julho de 2025, representando uma melhora de 19 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -97. Apesar de ainda estar no vermelho, este dado sinaliza uma lenta recuperação no setor, que tem enfrentado desafios significativos nos últimos anos.
Os terminais rodoviários e ferroviários são os setores que mais têm contribuído para as contratações, com um saldo de 12 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, a formação de condutores adicionou 2 vagas, seguida pela atividade de vigilância e segurança privada, que trouxe 1 nova oportunidade. Os armazéns gerais e a manutenção e reparação de aeronaves completam a lista dos setores que mais têm gerado empregos para supervisores de aeroportos, embora com saldos zerados.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.