Professor de Sociologia do Ensino Superior (CBO 2347-70): Imagine alguém capaz de decifrar os complexos meandros da sociedade e transformá-los em lições inspiradoras para jovens mentes inquisitivas. Essa é a missão dos professores de sociologia no ensino superior. Para chegar lá, é preciso ter um diploma de graduação, além de títulos de pósgraduação ou especialização na área. A jornada para se tornar um professor titular pode levar de três a quatro anos, com a experiência ganha através de concursos, especialmente na área pública. Os professores de sociologia trabalham tanto de forma presencial quanto à distância, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente durante o dia. Apesar de poderem enfrentar situações de estresse, a recompensa de ver seus alunos compreenderem os conceitos sociológicos é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 520 profissionais que atuam como Professor de sociologia do ensino superior, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,189.36 e uma carga horária de 21 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,289.77, enquanto a mediana fica em R$ 3,189.36, com o terceiro quartil chegando a R$ 9,735.56. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 23,805.60, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração de professores de sociologia do ensino superior varia bastante, indo desde salários que podem ser considerados baixos até remunerações altas e muito desejadas. Embora a maioria dos profissionais receba um salário que pode proporcionar uma boa qualidade de vida, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional substancial. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores têm oportunidades claras de aumentar seus rendimentos ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de sociologia do ensino superior no Brasil está mostrando sinais de recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 10, revertendo a situação negativa de -10 registrada no mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento de 20 pontos, sinalizando uma melhoria significativa na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para essa recuperação são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, que adicionou 6 novos postos de trabalho. Logo atrás, a educação superior, tanto na graduação quanto na graduação e pós-graduação, somaram 4 e 1 vagas, respectivamente. Atividades associativas e outras atividades de ensino também contribuíram, embora em menor escala, com 1 e 0 vagas, respectivamente. Esses números refletem uma diversificação das oportunidades, indo além do tradicional campo de atuação universitária.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.