Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 151,398 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,945.72 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,559.04, enquanto a mediana fica em R$ 3,945.72, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,475.65. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,931.71, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil tende a ser vista como modesta, situando-se na faixa de salários que proporciona uma qualidade de vida razoável, mas não excepcional. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, esses profissionais podem alcançar remunerações mais atrativas. Portanto, embora o salário inicial possa ser considerado baixo, há oportunidades claras de progressão ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil no Brasil apresenta um saldo de contratações de 4.078 até julho de 2025, representando uma redução de 473 em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso indica que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações diminuiu em comparação com o ano passado.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a administração pública em geral, com 1.263 novas vagas, seguida pela educação infantil - pré-escola, com 914 vagas. O ensino fundamental também se destaca, com 906 novas oportunidades. As creches e atividades de associações de defesa de direitos sociais completam o top 5, com 426 e 169 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.