Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 187,545 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,952.48 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,557.19, enquanto a mediana fica em R$ 3,952.48, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,595.57. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,193.76, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível médio na educação infantil têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 2,557.19 e R$ 5,595.57, o que coloca a maioria desses profissionais em uma faixa salarial que, embora não seja alta, oferece uma qualidade de vida melhor do que a dos salários mais baixos. Ainda assim, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que esses educadores possam aspirar a remunerações mais elevadas à medida que ganham experiência e habilidades.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil no Brasil registrou um saldo de 3.953 contratações até julho de 2025, uma redução de 362 em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações diminuiu comparado ao ano passado, refletindo possivelmente mudanças nas políticas educacionais ou na economia.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a administração pública em geral, com 1.289 novos postos, seguida pela educação infantil em creches, que adicionou 844 vagas. A educação infantil em pré-escola também se destaca, com 668 contratações, enquanto o ensino fundamental contribuiu com 561 novas oportunidades. Atividades de associações de defesa de direitos sociais completam o top cinco, com 194 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.