Professor de matemática pura (ensino superior) (CBO 2341-10): Imagine alguém que transforma números, equações e teorias em verdades universais, inspirando gerações de estudantes a decifrar os segredos do universo através da lente da matemática. Esses professores não só transmitem conhecimento, mas também conduzem pesquisas inovadoras, publicam artigos acadêmicos e orientam alunos em suas próprias jornadas de descoberta. Para chegar a esse ponto, é necessário ter um ensino superior completo, além de títulos de pós-graduação ou especialização na área. A experiência é crucial, e muitos professores alcançam o status de professor-titular após cinco anos de dedicação. Trabalham em universidades e faculdades, públicas ou privadas, enfrentando o estresse ocasional, mas recompensados pelo impacto duradouro que têm na educação e na pesquisa.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 578 profissionais que atuam como Professor de matemática pura (no ensino superior), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 8,339.66 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,121.86, enquanto a mediana fica em R$ 8,339.66, com o terceiro quartil chegando a R$ 20,286.50. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 33,292.60, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de matemática pura no ensino superior é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, especialmente considerando que a maioria dos salários supera a faixa de R$ 10,000.00, que é vista como alta e atrativa. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os professores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de matemática pura no ensino superior no Brasil somou -8, representando uma melhora de 2 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era -10. Apesar de ainda ser negativo, este número sugere uma ligeira recuperação no mercado de trabalho para esta ocupação, embora o cenário continue desafiador.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram, em primeiro lugar, a regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais, com um saldo de 1. Em segundo lugar, as atividades de associações de defesa de direitos sociais, com um saldo neutro. Os setores de ensino fundamental, educação superior - graduação e outras atividades de ensino não especificadas anteriormente apresentaram saldos negativos, indicando uma redução nas contratações nessas áreas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.