Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 29,225 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,610.68 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,290.65, enquanto a mediana fica em R$ 3,610.68, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,242.69. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,055.75, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de matemática do ensino fundamental têm uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,290.65 e R$ 5,242.69, que pode ser considerada modesta no contexto brasileiro, já que salários abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associados a menor satisfação. No entanto, há espaço para crescimento, especialmente para aqueles que buscam alcançar o topo da escala salarial. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que, com dedicação e qualificações adicionais, é possível melhorar significativamente a remuneração ao longo da carreira.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de matemática do ensino fundamental no Brasil somou 1.218, representando um aumento de 213 em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento sugere que há uma demanda crescente por profissionais capacitados para lecionar matemática, refletindo talvez uma maior ênfase na educação básica e na formação matemática desde cedo.
O setor de ensino fundamental lidera as contratações, com 590 novas vagas, evidenciando a importância desse nível educacional. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola contribuiu com 170 vagas, seguida pelo ensino médio, com 143. As holdings de instituições não financeiras também se destacaram, com 141 novas oportunidades, enquanto a educação infantil - creche adicionou 76 vagas. Esses números mostram que a educação, em todas as suas fases, está em expansão.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.