Professor de geografia no ensino médio (CBO 2321-35): Imagine alguém capaz de transformar mapas e continentes em uma aventura diária para os alunos. Essa é a missão dos professores de geografia no ensino médio. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de nível superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses educadores trabalham em um ambiente diversificado, lidando com estudantes de diferentes origens e culturas, tanto em escolas públicas quanto privadas. Além de enfrentarem desafios como ruído intenso e estresse, eles têm a recompensa de ver seus alunos se apaixonarem pelo mundo que os cerca.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 11,527 profissionais que atuam como Professor de geografia no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,220.29 e uma carga horária de 32 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,521.36, enquanto a mediana fica em R$ 4,220.29, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,253.42. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,323.30, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de geografia no ensino médio no Brasil têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 2,521.36 e R$ 6,253.42, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida razoável, embora não seja considerada alta. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para professores de geografia no ensino médio no Brasil registrou um saldo de 261 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 47 em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais, embora em menor escala comparada ao ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o ensino fundamental, com 113 novas vagas, seguido pelo ensino médio, que adicionou 80 oportunidades. A educação infantil também tem seu papel, com a creche gerando 18 novas posições e a pré-escola, 14. Por fim, a educação profissional de nível técnico contribuiu com 8 vagas, mostrando que a demanda por professores de geografia se estende por diferentes níveis educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.